domingo, agosto 20, 2006

Baby Boomers já não fazem bebés...




A explicação é óbvia... Estão na casa dos 60 aninhos...

Mas à parte da dura e cruel realidade, parece que se gerou um certo saudosismo em torno destes, com uma reportagem do Público. Muitos blogs já comentaram o facto. Os baby boomers chegaram com o fim da II Grande Guerra Mundial, com a paz e alguma prosperidade (gracias ao plano Marshall também he he he) adiante... Na segunda metade do século XX estes "amores" encheram o planeta Terra de bebés! Que fofo! Acreditam que os europeus que emigraram para a Austrália até conseguiram ajudar a encher esta de bebés? Que cheiro a pó de talco que invadiu o mundo... Para não falar das fraldas sujas... De facto, eu acho que foi a falta de fraldas descartáveis e de sensações confortáveis que criaram seres como o senhor Bush, os senhores israelitas, os senhores palestiniamos, o hezbholla e o hamas... o Bin Laden, a duquesa da Cornualha, mais conhecida por Camila (actual "princesa" de Inglaterra), Alberto João Jardim, Fídel, Hugo Chavez, Madona e o próprio Paulo Portas. Que sarilho... Sarilhos de fraldas acabaram nisto!
Os pais dos baby boomers são os culpados desta vaga de consumo massivo que através as grandes cidades do mundo e Lisboa também. Olhem para o Colombo, para o Vasco da Gama e, olhem para o resto do nosso Portugal: Santarém, Odivelas, Cascais, Gaia, Porto, etc... Todos têm uma pequena "Catedral" do consumo mesmo à porta. Eles foram o mercado cujas necessidades foram rapidamente satisfeitas com os avanços tecnológicos do período de guerra e, com o optimismo económico subjacente ao fim do conflito... Factura essa, optimista, que ainda hoje pagamos e cada vez dói mais...
A política também mudou graças a estes papás "fazedores" de bebés. Havia mais poder humano quando a Guerra do Vietname começou. As pessoas saiam para as ruas e gritavam contra o fim da chacina. Foi um conflito interessante, uma vez que tudo o que os americanos ganharam foi juízo e, isso, a mim, agrada-me e muito. Um conflito nefasto que derrotou os americanos devia ser celebrado. Não que eu apoie terroristas e palermas com convicções religiosas extremistas, abomino-os igualmente! Só para que conste... Para memória futura, em caso de...
Esta mentalidade política interventiva e "protestante" deu origem à cultura alternativa dos hippies no final dos anos 60. Os comportamento alternativos nos modos de vida e de pensar a política foram o detalhe marcante deste hippies.
Nos anos setenta, os baby boomers, eles mesmos, os bebés da prosperidade e do pós guerra estavam na idade de votar! Que giro! A mentalidade destes é outra! Trazem os ideais pacifistas dos pais, são vistos como as crias da paz, que durante algum tempo deu tréguas a boa parte do planeta. Reclamaram a educação para todos, a igualdade de direitos... Enfim, reviram-se em Marthin Luther King e disseram a cada dia "I have a dream"!
Graças a eles muitos de nós estamos cá e somos filhos dos boomers... Que não foram lá grandes "fazedores" de bebés e, deixaram as pirâmides etárias estrangular no topo e pesar nas bases, dando origem a esta segurança social impossível e, a esta sobrecarga na idade da reforma... Não souberam aprender nada com os nossos avós... Péssimos alunos! Em Portugal, por exemplo, devem ter alguma culpa do descalabro matemático que por aí vai nas contas públicas e que se inicia no ensino, quando as crianças estão sentadas no banco da escola.
Nos anos 80 estes baby boomers acomodaram-se ao conforto e vivência feliz da meia-idade e sobrou tudo para nós... Dos anos 90 e tal em diante...
Estão a ver como se pode, através do olhar de Puro Veneno, transformar a aclamda geração "perfeita" numa geração como todas as demais? Pois é! Mas não se zanguem, o Puro Veneno é fã dos baby boomers! Quem dera os jovens de hoje lhes seguissem o exemplo e voltassem à actividade... A bem da nação!

Sem comentários: