terça-feira, julho 04, 2006

Cerca de 23% dos alunos inscritos falha 1ª chamada dos exames nacionais



Começaram a 19 de Junho e terminam na próxima segunda feira; até há presente data, cerca de 23% dos inscritos já falhou a primeira chamada; isto de acordo com os dados do júri nacional dos exames.
Espantosamente não foi a Matemática que se deu o maior fenómeno de absentismo estudantil; foi a psicologia! É psicose a mais? O que ninguém quis perder foi o exame de espanhol que registou 100% de comparências, mas também só existiam 8 alunos inscritos que, equivale a dizer que estes são 100% do Universo! Boa! Temos de incentivar o estudo desta disciplina?
Falta salientar que o exame nacional vale 30% da nota final e que, vale ainda 30 a 35% da nota de entrada no ensino superior quando se trata de uma específica de entrada num determinado estabelecimento de ensino.
64% dos alunos matricularam-se nos exames para se candidatar ao ensino superior. Os restantes 36 por cento pretendiam testar conhecimentos apenas para concluir o secundário.
Todos os concluírem os exames na primeira fase, ou seja, até 13 de Julho, podem candidatar-se ao ensino superior já a partir de dia 17 de Julho e até dia 21 do mesmo mês. Os que preferirem a segunda fase, que decorre de 19 a 25 de Julho, só terão os resultados nas pautas a 4 de Agosto o que adia a candidatura ao ensino superior para 11 de Setembro! Eu tenho para mim que candeia que vai á frente é que alumia? Quem se candidata já, assegura já o lugar. Se alguém quiser um conselho de quem já por aqui passou há uns tempinhos? Não é difícil, dá é trabalho?

Sem comentários: