domingo, julho 02, 2006

Faixa de Gaza


Parece não existir solução possivel para este conflito israelo-palestiniano! Acho que é importante juntar as duas palavras para ver se ambos percebem que são duas faces de uma mesma moeda ou, de um mesmo conflito. Tenho noção que muito provávelmente nenhuma das partes em conflito irá lêr este humilde blog e, mesmo que quizessem lêr o dito, duvido que soubessem português... Mas tentar não custa!
Ontem há noite, enquanto vejo a CNN, aparece o habitual "Breaking News" a preto num quadradinho amarelo e, o incidente do rapto do soldado palestiniano leva a raids aéreos sob os israelitas. Eu compreendo que os palestinianos tornaram-se os vizinhos que ninguém quer. Foram vistos como os hóspedes indesejados que chegaram "à casa" dos israelistas e começaram por ocupar os quartos "vagos" e os corredores, foram tomando posse das casas de banho, da cozinha e até, da sala... Eu sei que têm direito a reclamar o solo e terão provavelmente os seus pressupostos religiosos que lhes dão força para tal, mas a verdade é que os israelitas já lá estavam... É complexo! Não sei como se poderá atribuir a cidade santa a uns ou a outros... Porque assim sendo, todos os católicos teriam direito a reclamar o chão sagrado da mesma... Não me considero em posição de sequer tomar partido neste conflito, posso apenas comentar que me custa cada vez que assisto a mais um incidente na faixa de gaza!
Desejo que alguma coisa diplomática, que infelizmente já nem sei o quê, porque até o Hamas está contra a presença dos palestinianos e deseja por um termo definitivo a esta, possa acalmar os animos e apaziguar as vidas de milhares de civis que acredito que, já agradeciam o fim deste conflito e abdicavam da cidade santa. O problema eu diria que são os líderes religiosos e os fanatismos que, mais uma vez se prova, nunca são bons...

Sem comentários: