sábado, novembro 11, 2006

Amadeu de Souza Cardoso





De 15 de Novembro a 15 de Janeiro de 2007 realiza-se, na Fundação Calouste Gulbenkian (Galeria de Exposições da Sede, Piso 0 e 01), a exposição sobre Amadeo de Sousa-Cardoso, incluindo obras de alguns dos maiores artistas do seu tempo, cedidas por importantes museus de todo o Mundo.

Custo dos bilhetes para os acompanhantes: Eur 3.

Horário de funcionamento da exposição: De Terça a Domingo, das 10h00 às 18h00.

Adicionalmente, todas as Sextas-feiras a exposição estará aberta ao público em geral das 18H00 até às 00h00.

E quem é Amadeu de Souza Cardoso?
Amadeo de Souza Cardoso nasceu a 14 de Novembro de 1887 em Manhufe (razão pela qual gardei para mais perto de 4ª feira este post... Faz anos sobre o nascimento do artsta), precursor da arte moderna, moreu prematuramente aos 31 anos de idade o que fez com que, apesar de ter vendido bastantes obras suas pelo estrangeiro (exp: Nova Iorque onde expôs a sua derradeira mostra em vida ou Paris) nos últimos anos, não viveu o sufuciente para receber a consagração em vida. Talvez tenho sido o nosso único grande pintor, aquele cuja prestação na tela nos pederia ter dado um génio de craveira internacional, mas nada é perfeito... sobrou além da obra, o Mito!
À medida em que os preconceitos com relação ao modernismo foram sendo afastados, o nome de Souza Cardoso ganhou a devida importância em Portugal. Ninguém é culpado. Amadeu era um visionário, vivia fora de seu tempo, tal como outros tantos, pagou um o preço dessa aventura! Bem haja ao nosso génio que é um dos meus pintores preferidos.

O Puro Veneno curva-se e faz um vénia a Amadeu de Souza Cardosa, ou melhor... À sua Arte! Aproveitem bem este momento caros amigos e leitores, poucas são as oportunidades de ver este Puro Veneno curvar-se perante seja quem for...

Sem comentários: