segunda-feira, novembro 06, 2006

Resposta a alguém que nunca assentou os pés na realidade



Bem, com este rótulo o Puro Veneno poderia estar a responder a milhares de milhões de criaturas... Mas neste caso, a resposta, é para Bettencourt Picanço!
Citando: " sem avaliar os serviços não é possível avaliar os trabalhadores"! Meu caro Bettencourt, quando foi a última vez que foi ao site do EIPA (European Institute for Public Administration), ou da DGAP (Direcção geral da Administração Pública ou... Qualquer coisa afim... Caro senhor, quando foi a última vez que desceu à Terra e assentou os pés na realidade da Administração Pública Nacional?
Chega a ser infame a torpe e mentirosa resposta deste senhora à jornalista que ontem o entrevista no canal 2 da RTP! Indignação... É o único sentimento que ocorre a este Puro Veneno. Este corajoso senhor conseguiu afirmar e difamar muita gente com a afirmação, em resposta à questão da jornalista: "e porque é que essa avaliação de serviços não acontece?", dizendo que "a avaliação de serviços não acontece porque não lhes eram dados os meios (aos serviços leia-se)".
Meu caro senhor Picanço, por acaso já ouvir falar no Modelo CAF? Sabe para que serve? Sabe que é 100% gratuito para as Administração Públicas centrais e locais a nível Europeu? Sabe que se baseia no modelo EFQM (European Foundation for Quality Managment)? Não! Então meu caro, aqui se prontifica este Puro Veneno a ensinar-lhe alguma coisa... Modéstia à parte, humildade guardada... Prossigamos! CAF é a abreviatura de Common Assessment Framework (Estrutura de Avaliação Comum), e é uma ferramenta de diagnóstico e autoavaliação dos serviços públicos gratuita e disponível para download no site da DGAP que é, caro Bettencout: www.dgap.gov.pt e, se for ao EIPA: www.eipa.nl encontrará a versão 2006 desta ferramenta que só se encontra ainda disponível a tradução da 2002 para Portugal, mas prontifico-me a disponibilizar-lhe um exemplar traduzido da CAF 2006, basta que deixe um comentário ou um e-mail para onde lhe enviar.
Já agora meu caro, já ouvir falar na Agenda de Lisboa? A CAF foi aprovada cá, em Lisboa, no ano 2000! Que vergonha... Não saber uma coisa desta.
Se quiser o reconhecimento público de excelência e qualidade a nível europeu, com base neste diagnóstico ou avaliação CAF pode solicitar o mesmo, após aplicação do modelo e implementação de 3 medidas de melhoria com base nos 9 pilares do dito, que ficam a maturar entre 6 a 9 meses.
Consegue agora identificar-me onde está a falta de meios? Pode dizer-me que não é força de lei como o SIADAP, mas desde quando força de lei é igual a ausência de meios? Já agora, será que ainda acredita que neste país tudo tem que ser por via da força de lei e da imposição, que somos uns incapazes a nível de autodeterminação com vista à melhoria?
Tem agora noção, meu caro Bettencourt, da errónea e irreal visão que deu ao país acerca da Administração Pública nacional? Sente-se culpado? Pois sinta meu caro, sinta!

Sem comentários: