E assim se passaram 150 anos sobre carris! Há 150 que temos comboios! Não é fantástica a história? E a evolução que estas máquinas sofreram? Foram, sem dúvida, uma espécie de máquinas que não propriamente máquinas do tempo, eram máquinas que poupavam imenso tempo. Longe também, vai o tempo em que as pessoas de mais idade lhe chamavam "o cavalo do diabo", porque andava a lume. De facto para haver vapor eram necessários e o carvão e o lume que este proporcionava. Hoje, sem necessidade de lume para andar, os mitos foram superados e o grande plano é o TGV! Se eu acho boa ou má ideia, adequada ou não, isso não vem ao caso. Quero apenas celebrar estes 150 anos em que tudo ficou mais perto graças ao caminho-de-ferro.
A difícil e incipiente industrialização portuguesa também sofreu com a falta de visão interna acerca do caminho-de-ferro e a potencial utilidade do seu traçado. Em Portugal, a primeira linha de caminhos-de-ferro foi de Lisboa e o Carregado. Os Governos constataram que eram necessários meios de comunicação internos e, transporte eficazes para desenvolver a indústria nacional, encurtando as distâncias, mas a realeza entendeu que era de melhor utilidade um percurso junto ao rio (que já de si era navegável), onde se pudesse "abanar as jóias" e o charme da provinciana realeza nacional. E foi assim que, em vez de ligar o interior, como haviam feito os americanos com o estado da Califórnia, se desembolsaram moedas de ouro a fio, num percurso que em pouco ajudou a desenvolver e a ligar o país, mas isso agora, é história...
Foi durante o governo de Costa Cabral, que Governou o país de 1842 a 1846 e de 1849 a 1951, que se planeou e iniciou a implementação do carril. Posteriormente, o projecto foi concretizado por Fontes Pereira de Melo, já durante a vigência do reinado de D. Pedro V "O Esperançoso" (1853-1861) que foi inaugurado, a 26 de Outubro de 1856 o caminho-de-ferro em Portugal. Foi assim que, já durante a vigência do reinado de D. Pedro V "O Esperançoso" (1853-1861) que foi inaugurado, a 26 de Outubro de 1856
Uma boa novidade para os aficionados dos comboios é que Lisboa dispõem de um comboio a vapor, com vista a completar a oferta turística, desde o início deste mês (Outubro), por ocasião das comemorações dos 150 anos da CP - Comboios de Portugal. A linha de Cascais é uma das infra-estruturas que a CP irá privilegiar com o novo produto. A locomotiva a vapor - 0187 - esteve no Entroncamento para reabilitação e foi completamente restaurada. O comboio é idêntico ao que se encontra em circulação na linha do Douro, no percurso entre a Régua e o Tua. Magnífico não é?
Digam lá que Lisboa não está a ficar muito mais Romântica????????
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