quarta-feira, outubro 18, 2006
O Fim da Arqueologia
Pois é, no futuro, não serão precisas as escavações com as quais tanto nos familiarizámos nos nossos dias para conhecer as grandes civilizações do passado, os seus hábitos e modos de vida. O canal de História terá passado há história conjuntamente com as escavações...
Blogue que retrata século XXI para as gerações futuras!!!!!!!!!!!!
Pois é, no futuro, não serão precisas as escavações com as quais tanto nos familiarizámos nos nossos dias, para conhecer as grandes civilizações do passado, os seus hábitos e modos de vida. O canal de História terá passado há história conjuntamente com as escavações...
Os britânicos retratam, neste momento, o séc. XXI num blogue para gerações futuras que não necessitaram de escavar, nem passar horas em bibliotecas, arquivos ou tão pouco a investigar por aí além... Para poderem ficar a saber como foram os nossos dias, sim, porque nessa data, já foram, e serão como a Mesopotâmia ou a civilização Maia, Inca e Asteca, os anos 20 ou 60... Teremos o ar "tolo" que qualquer hippie tem aos nossos olhos e, a nossa música soará tão actual como o twist! Já perceberam a gravidade da questão, certo? Mas dizia eu, para ficarem a conhecer os nossos tempos, bastará ligarem-se à Internet, tal qual eu estou agora ou, está a adorável criatura que lê este magnífico blogue.
Todos os britânicos estão convidados a dar o seu contributo desde ontem. O projecto pioneiro chama-se One day in History (Um Dia na História) e pede apenas que cada um relate um simples dia na sua vida num blogue comum. Os humildes (ou não) contributos de cada cidadão para aquela que se acredita que venha a ser o maior blogue até hoje concebido, vão permitir tirar uma "gigantesca fotografia electrónica" da nossa sociedade; ou seja, da sociedade hodierna.
Um porta-voz do National Trust (organismo britânico da defesa do património), enquanto patrocinador do projecto, informou que aguardam cerca de 100 mil contributos. Ontem de manhã o blogue já contava com 2000 contributos... O progresso faz-se e, a "coisa" ter pernas para andar! Qui çá o nosso Cristiano Ronaldo não passa por lá e poderemos afirmar que a iniciativa tem remates para golo e brilhantes exibições... Não riam! Se não contarem com contributos desde o mais humilde cidadão, ao prisioneiro, ao padre, ao escritor, ao Ministro, ao multimilionário, o retrato não fica completo.
As crónicas podem ter entre 100 a 650 palavras e devem ser em inglês, suponho eu... Será que eles acreditam que nesses tempos ainda se falará inglês????? Cá para mim incorrem no risco de um dia acabar com o Latim... He he he he!!!!!!! Não vamos emocionar-nos com a defesa da nossa língua de D. Afonso Henriques, não é?
Para quem lá quiser ir e dar a sua "perninha de dança" aqui fica a morada deste grande salão de baile da sociedade moderna, onde se vai tirar um "foto para a história" e se pode dançar toda e qualquer música com a certeza de que qualquer indumentária é aceite, aqui fica: http://www.historymatters.org.uk/ , vamos até lá!
O resultado final será conservado na British Library (Biblioteca Nacional do Reino Unido) que é uma das maiores do mundo (até em termos de espólio), para memória futura.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário