Há já por aí quem apregoe o fim da mesquinhez...
É verdade! Milhares de portugueses já se comprometeram a olhar para fora do próprio umbigo desde que o Exmo. Sr. Presidente da República das Bananas ai... esta minha cabeça... da República Portuguesa, fez o bonito apelo ao pensamento global a todos os níveis da sociedade!
Eu acho muito bem. Tanto os investidores, como os empresários, como os empregados por conta de outrem, como os senhores Ministros e todas as corjas que lhes são afins devem pensar de modo global... Mas a grande questão para mim é: "Sr. Presidente, podemos nós aspirar a pensar globalmente a nível de produtividade e salários?"
Já agora, não pensem os mais desatentos e distraídos que, as bananas, estavam ali por acaso... Nada disso! É que parece que o simpático fruto que brota, da melhor estirpe do mundo, na nossa bonita Ilha da Madeira, encontra-se em vias de extinção a nível mundial... E pergunta-se o leitor, e bem: "Mas o que é que isso tem a ver com o resto?" ´
O que tem de mais é que as bananas estão em extinção tal como os bebés portugueses... Cada dia que passa há menos... E se pensar a nível global, salvo os casos terceiro mundistas , estamos a pensar e a "imitar" a tendência global. Penso que o caso dos bebés que não fazemos é o único caso de cópia dos países desenvolvidos. É grave! Muito grave! Não nos servem de inspiração nem de alento para mais nada, nem para evoluir aprendendo com as melhores praticas empresariais, nem para tornar mais adequada a nossa Administração Pública... Não; continuamos os piores alunos da turma, só copiamos as respostas erradas!
Sem comentários:
Enviar um comentário