
Não se tratou de fazer cabelida da Missa, mas quase... Se eu vos disser que aqui numa aldeiazinha pequenina, mesmo ao pé da fronteira com Espanha, em Trás-os-Montes, ontem à noite, após a consuada, numa Igreja, celebrou-se a Missa do Galo em Espanhol, acreditam? Pois acreditem... É a mais pura das verdades. Como há falta de Padres e nenhum quis servir o Senhor por estas bandas, 'cortou-se' o 'mal' pela raíz. Chamou-se um Padre espanhol, que é quem ocupa o lugar neste momento e, como se deve poder imaginar, não se 'manda' o Padre embora só porque é a Missa do Galo, afinal somos todos Cristãos, Católicos Apolóticos Romanos, não há razão para tanto... Comungamos da mesma fé e, não seria sequer ético substituir o padre neste dia. Sobretudo não fosse este ficar de mal com as gentes da terra por causa de algo que não dependia delas.
Assim sendo, e para evitar que o Padre se aborrece-se com o feito e metesse os pés ao caminho, lá se manteve 'a moda' e pronto... A Missa do Galo foi em castelhano. Ninguém pareceu incomodado. Em boa verdade, até foi caricato. Um insólito bem divertido e há maneira portuguesa, com um protagonista espanhol a dar o mote.
Que querem mais? Pode ser que da próxima haja um filho da Terra que venha dar a Missa em Mirândes! Isso sim é que era bonito...
Sem comentários:
Enviar um comentário