sábado, dezembro 30, 2006
Receita... A tão esperada...
E chama-se... Tchan tchan tchan tchan... Senhoras e Senhores, Caros Amigos e Leitores - Peru Assado com Molho - Fantástico, não é? Eu sei, nunca ninguém se lembrou de um nome mais original... Vamos trinchar o dito?
Peru Assado com Molho
1 peru fresco ou descongelado (5 a 7 kg.)
1 colher de chá de sal, mais um pouco para salgar o peru
1/4 de colher de chá de pimenta preta de moinho, mais um pouco para temperar o peru
2 cenouras médias, descascadas, aparadas e cortadas às rodelas de 1,2cm. aproximadamente
2 cebolas castanhas médias
2 ramos de aipo, aparados e cortados em pedaços de 5 cm.
6 colheres de sopa de manteiga amolecida sem sal (pode substituir por azeite)
1/4 chávena de salvia fresca, cortada, mas sem comprimir
2 colheres de sopa compactas de folhas de tomilho fresco
4 chávenas de caldo de galinha ou equivalente de compra
2 colheres de sopa de amido de milho
1. Retire o pescoço e o saco de miúdos do interior do peru (se não comprar já arranjado). Reserve o fígado para outra receita ou deite fora. Lave o pero em água corrente por fora e por dentro e enxagúe. Retire o máximo de água e seque com papel absorvente (dos rolos de cozinha por exemplo). Tempere o interior e a pele, generosamente, com sal e pimenta. Coloque o peru num tabuleiro de forno. Ponha um pouco de cada verdura na cavidade e espalhe o remanescente à volta do peru. Junte as moelas e o pescoço ao tabuleiro.
2. Misture a manteiga com a salvia e o tomilho, 1 colher de chá de sal e, 1/4 de colher de chá de pimenta num copo misturador. Mantenha o processador ligado até que esteja tudo bem picado (não é o do computador, é o do copo misturador). Começando pelo lado do pescoço, introduza a mão entre a pele e a carne (do peru) de forma a separá-la. Trabalhe lentamente de modo a não danificar ou rasgar a pele. Trabalhe em direcção às coxas e continue a separar a pele. Aplique a manteiga no peito e nas coxas do peru, espalhando-a uniformente. Reserve à temperatura ambiente durante 30 minutos.
3. Entretanto, coloque a grelha na posição central e aqueça o forno a 210ºC. Asse o peru até que o termómetro de leitura rápida, inserido na coxa do peru, perto dos ossos, registe a temperatura de 74ºC, durante 2 horas e 15 minutos. Reserve e deixe repousar enquanto faz o molho. Se vai preparar o Acompanhamento (que em seguida vou colocar a receita: Pão de Milho Tradicional), ponha-o agora no forno. Como sei que nenhum português faz estas tropelias com o termómetro, meus caros amigos e leitores, assem a olho que funciona melhor...
4. Agarrando com um molho de folhas de papel absorvente em cada mão, vire o peru demodo a escorrer o máximo de líquido possível (favor não queimar as mãos... Imagine-se eu Rena e as minhas 4 patas). Ponha o peru numa tábua de trinchar ou travessa. Junte o caldo de galinha ao tabuleiro de assar com o molho que já lá está e ponha em 'lume' forte. Deixe levantar fervura, mexendo para remover os pedaços castanhos que (garantidamente) se vão agarrar ao tabuleiro. Coe o molho para uma caçarola (caso o tabuleiro seja muito pesado ou esteja demasiado quentes use uma concha de sopa) e deixe ferver de modo a que a gordura venha ao de cima. Retire a gordura.
5. Imediatamente antes de servir, deixe o molho levantar fervura. Misture o amido de milho e 1/4 de chávena de água numa tigela, até que fique macio. Adicione o amido ao caldo e deixe espessar durante 1 ou 2 minutos. tape e reserve enquanto trincha o peru. Leve o molho à mesa numa molheira.
Voilá: Peru com Molho prontinho e a fumegar na mesa... Vá, suspirem e pensam quanto não vale ter uma rena, um Rudolfo, que faz uma coisa destas... Se não fosse este nariz vermelho o meu sucesso era ainda maior, mas a vida de uma rena tem destas coisas... Ainda que o Pai Natal goste de nós, elas são sempre mais difíceis de convencer!
Vamos ao Acompanhamento - Pão de Milho Tradicional -
6 colheres de sopa de manteiga sem sal
'Muffins' de farinha de milho
1 chávena de nozes fatiadas e torradas
1 cebola castanha média, finamente picada (cerca de 1/4 de chávena)
1 ramo de aipo, aparado e finamente cortado (cerca de 1/2 chávena)
Sal
1 colher de chá de tomilho seco
1/2 colher de chá de folhas de salvia secas
1 chávena de caldo de galinha ou equivalente de compra
Pimenta de moinho
2 ovos, bem batidos
1. Coloque a grelha na posição central e aqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga uma forma de pão, quadrada, com 20cm.
2. Prepare a receita do muffin de farinha de milho e deite-o na forma. Cozinhe até dourar a parte de cima. Verifque se o centro volta a subir depois de pressionado (o equivalente ao topo do bolo de arroz é a parte que se pressiona, boa?), cerca de 25 minutos. Retire e deixe arrefecer durante 10 minutos. Retire o pão de forma e deixe arrefecer completamente. Envolva o nuffin de milho em papel absorvente e reserve, à temperatura ambiente, até 2 dias. (De facto será mais fácil de esfarelar se não tiver sido feito recentemente.)
3. Esfarele grosseiramente o pão de milho para uma taça grande e junte as nozes torradas. Aqueça a manteiga numa frigideira grande, em lume médio, até que comece a fazer espuma. Junte a cebola e o aipo. tempere levemente com sal e deixe cozinhar, mexendo sempre, até que murche, não deixando alourar, cerca de 5 minutos. Junte o tomilho e a salvia, cozinhe por mais 1 minuto. Junte o caldo e deixe levantar fervura. Deite o conteúdo da frigideira por cima do pão de milho e misture bem. Tempere com sal, se necessário, e pimenta. Deite os ovos e misture bem. Transfira a mistura para um prato oval de ir ao forno. Cubra com papel de alumínio. Este acompanhamento pode ser feito com várias horas de antecedência. Refrigere até ir ao forno.
4. Aqueça o forno a 200ºC. Ponha o preparado no forno, ainda coberto, 15 minutos (20 minutos se retirar do frigorifico). Retire a cobertura de papel de alumínio e mantenha no forno, até que a parte superior esteja levemente tostada e completamente aquecida por dentro, por mais quinze minutos. Sirva quente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário