sábado, janeiro 13, 2007

Lonelygirl15 - What Makes Us Sad?


O grande sucesso americano do youtube que eu confesso que desconhecia até hoje, mas de repente, entre as páginas de um jornal... Descobri uma serie bem engraçada... Claro que aqui os dados estão viciados desde o inicio . Eu sei que esta adorável e bonita adolescente é uma actriz... Não é má actriz de todo, não sei se tem substância para ser alguma coisa de maior, não tenho conhecimentos que me permitam avaliar tamanha coisa. O que sei é que há uma divertidíssima séria no youtube , que responde à nossa pesquisa por lonelygirl15 '.A história é comum, mas retratada de forma intimista, num quarto que poderia ser de qualquer jovem adolescente arrumada e na idade do armário. Nós sabemos que poucos adolescentes são arrumados... mas isso agora não importa, até porque para se ver na webcam , qualquer um manteria a aparência de arrumação e limpeza...
Esta jovem fala-nos de si e dos seus problemas, de um amigo que dá pelo nome de Daniel e dos problemas entre eles (penso que chega mesmo a 'existir' uma relação), dos seus pais e dos problemas e conflitos entre pais e filhos (bem como entre gerações), da uma religião que ela jamais identifica e dos problemas que lhe causa professar a mesma.
Sabemos à partida que a realidade americana é diferente da nossa. Quanto mais fora da big apple e das demais grandes cidades mais a religião e o relacionamento interpessoal em sociedade ganha peso. As divergências e desagrados agudizam-se. Podemos falar em 'muitas realidades americanas', porque há no interior uma estranha propensão marginal a voltar atrás no tempo... Parece que estamos no inicio do século passado ou pouco menos. A realidade por lá compõe-se de muitas realidades e, a mais fascinante é, de certo, a rural america .
Esta série começou a ser colocada na web sem ser revelado o facto de ser uma serie. Pretendia parecer um caso da vida real, difundido numa espécie de big brother caseiro, com algum sentimento. Aliás, os produtores descobriram que um post com o título de my parents suck ' rendia bem mais que os animados teatrinhos que a actriz fazia com os seus amigos de pelúcia. O que as pessoas gostam mesmo é de bisbilhotar na vida dos outros, de ver o íntimo e o sofrido de cada um... Especialmente os americanos. Não preciso mais do que lembrar os anos que o talk show Ophera esteve no ar...
Sabendo quais os números para ganhar a vida e ter audiências, este grupo de jovens com visão, com base no post supra mencionado conseguiram chegar a onde queriam. Dizem as más línguas que eles próprios se fartavam de ver o próprio trabalho, mas o facto é que muita gente mais o visionava. Muitos clicks é igual a muito dinheiro.
Falta dizer que esta personagem adorável responde pelo nome de Bree e é uma boa companhia. Vejam mais se quiserem... Aqui deixo-vos um cheirinho a este engraçado enigma que antes de começar se acautelou contra a possibilidade de ser alvo de processos crime e, da jovem que pretendia ser actriz e antes de começar a trabalhar como empregada de mesa foi reconhecida numa livraria por duas jovens que lhe enviar uma mensagem a dizer isso mesmo. Foi aqui que tudo mudou! O produtor contratou-a, a publicidade foi entrando e, a magia do 'cinema doméstico' difundido pela internet entrou nas vidas reais deste grupo de gente criativa.

Sem comentários: