sábado, abril 07, 2007

Diploma Socrático

Ao que parece, as histórias com o Diploma de Sócrates multiplicam-se... Não conheço nenhum português que se tenha licenciado ao domingo, excepto o caro Sr. Primeiro Ministro. Não deixa de ser um insólito. O que me parece a mim é que este filme da 'treta' envergonha-nos a todos. Mais valia o Sr. Sócrates ter colocado os pezinhos nas tamanquinhas e ter vindo a público, calmamente, admitir que não é Engenheiro e dizer que encenou aquela 'palhaçada' toda. É óbvio que isto lhe retira toda e qualquer autoridade no 'combate' à corrupção, mas não vale a pena tentar esconder o que toda a gente já viu. É só mais um... Jogos atrás do pano, ciladas, compadrios... É o pão nosso de cada dia, não tarda nada estamos como em Angola, para tudo 'é' necessário o subornozinho '... Porque é que com o Sr. Primeiro Ministro haveria de ser o cidadão modelo? Mas o que mais me chateia é que muitos de nós somos efectivamente licenciados e obtivemos o canudo às nossas custas, sem 'ajudas' de ninguém e não raras vezes ninguém nos dá o devido valor. Claro que o óbvio será dizer que anda tudo demasiado ocupado a dar brilho à falta de valor dos demais...

Por mim, é-me indiferente que o Sr. Primeiro Ministro seja baixarel ou Engenheiro. Também me passa ao lado os que 'caem' com ele nesta 'história toda'... O meu canudo ninguém me o tira nem ninguém me o leva, é honesto, foi obtido com o 'queimar das minhas pestanas'; mas irrita-me solenemente que alguém se julge mais do que todos os outros estudantes que obtiveram o seu grau académico num dia em que os serviços lectivos, administrativos e demais, dentro das Faculdades, se encontravam abertos. Já agora, alguém me pode explicar como é que alguém se licenciou numa Universidade, num determinado curso, um ano antes deste ter 'produzido' um baixarel que fosse?

Aconselho o Sr. Primeiro Ministro a usufruir do seu famoso 'Centro de Novas Oportunidades' em primeira mão, aqui também ele poderá ser o primeiro cidadão nacional a obter o grau de e licenciado em engenharia, ainda que, neste mesmo ano de arranque, este centro só desse equivalências até ao 12º ano! Fantástico, não é?

Sem comentários: