Guimarães ou Viseu? Bom, isso até pode fazer diferença para os 'locais' de cada uma das cidades e causar um ínfima alteração nos manuais de história, mas até um planeta já deixou de o ser... Para o país e para a história, a relevância prática de onde nasceu D. Afonso Henriques pouco ou quase nenhuma. Qual será a grande diferença? Chamar 'Cidade Berço' a Viseu em vez de Guimarães ? Uma ficará mais 'rica' enquanto atracção turística e a outra não. Para mim, até prefiro Viseu, que infelizmente, para grande vergonha do Veneno, este nunca foi a Guimarães, mas já foi a Viseu!
Po mim, tenha lá ele nascido onde quer que seja, como não temos certidão de nascimento, a menos que se forje uma... Não deixará de ser o Nosso Grande Português, o maior de sempre.
'Provas' directas e indirectas a favor de Viseu:
- Afonso Henriques ter "dois para três anos" quando morreu o seu pai, em Maio de 1112, e de ter provas documentais quando à residência de D. Teresa em Viseu.
- D. Teresa decidiu viver em Viseu por razões de segurança, estando protegida das invasões muçulmanas oriundas de Coimbra ou por Gouveia arábica.
- Não há região que ao menos se aproxime da de Viseu em número de actos de D. Teresa e do marido, pai de D. Afonso Henriques , D. Henrique, denunciando uma inegável predilecção destes pela cidade de Viseu.
Existem outras, mas estas talvez sejam as mais 'importantes'.
Sem comentários:
Enviar um comentário