quarta-feira, abril 18, 2007

Skinheads detidos pela PJ

Não sei porquê mas creio que estas buscas e detenções terão tido alguma coisa a ver com os recentes actos do PNR e, algumas manifestações que saíram à rua não só para defesa do Museu a Salazar. É de facto preocupante que as coisas tenham chegado tão longe. No fundo, cada 'ordem' instalada quer preservar-se e creio que, em geral, todos nós (aqui me incluo) enquanto grande maioria não somos apoiantes de regimes de extrema direita, manifestações racistas ou xenófobas e, prezamos o respeito por todos, mesmo quando divergentes das nossas convicções. Dados os factos, não podemos impedir estas franjas sociais de exprimirem as suas convicções ou até mesmo de lutarem por elas. Podemos discordar mas, não podemos agir da mesma forma que um regime fascista, totalitarista e antidemocrático . O problemas com as tais convicções destas franjas é para eles poderem exercer o poder isso implicaria a erradicação de outros regimes políticos, a descriminação racial, a separação por classes extremada e, todo um sem número de consequências sociais lamentáveis e indesejáveis para a maioria

Esta noção que tenho de o limite da livre expressão destas franjas leva-me a posicionar-me no extremo oposto mas não me impede de ver que os fascistas repudiavam aos comunistas e que todos nós, embora não o demonstremos, cá dentre, de certo modo, repudiamos aos fascismos, nazismos, salazarismo, franquismos, e todos os ismos afins que se encontrem relacionados com regimes de extrema direita e, se me permitem acrescentar, de extrema esquerda também (não me lembro de ninguém querer a ditadura do proletariado, uma nova Rússia e os seus 'dez dias que abalaram o mundo' ou, um Moçambique pós 25 de Abril).

Em mais de 60 buscas foram detidos cerca de 30 suspeitos de crimes de descriminação racial, alguns armados e em flagrante delito. O presidente do PNR já confirmou estas detenções a três dias do Congresso dos partidos europeus nacionalistas que, para meu grande desagrado, vai decorrer em Lisboa. Bem podiam poupar a nossa bonita capital de receber um 'evento' desta obtusa natureza. Seria um ganho para todos nós.

Sem comentários: