Entram hoje em vigor as novas Taxas Moderadoras do Serviço Nacional de saúde, aprovadas Setembro passado. Estas novas Taxas vão permitir o encaixe de 10 milhões de Euros/ano ao estado. Sou a favor do chamado Welafare State ' e, não concordo propriamente com as 'ingenuidades' do mesmo, mas estas são causadas pelo 'mau' comportamento dos cidadãos, que desvirtuam um bem social; mas isto é o chamado dar meia volta e ir parar ao mesmo, grande parte das 'maleitas' de que padece este país e o mundo em geral prendem-se com os cidadãos e acreditem que por vezes temos o que merecemos.
As consultas alteram um pouco o valor pago, mas nada de muito significativo, se bem que para os que menos têm, com certeza, fará alguma diferença. As análises ao sangue são as únicas que permanacem inalteradas.
Se vos disser que as urgências registam o valor minímo ne 'pacientes' nas urgências durante a hora das telenovelas, se clahar, começamos todos a suspeitar ligeiramente... O facto é que muitos acorrem às urgências devido à necessidade mas, não podemos ignorar aqueles que há falta do que fazer inventam 'males' e fazem de uma banal dor de costas 'o fim do mundo'! Muitas vezes, quando uma pessoa se dirige às ungências com uma dor enorme, daquelas que não dá para aguentar, fica sentada numa interminável fila de espera, sem uma maca onde se estender e sem um profissional para a 'ver'. É uma injustiça tremenda, a dor é insuportável, mas o facto é que muitas vezes, o médico apercebe-se de que a dor pode continuar mais duas horas mas, o sinistrado que entrou com uma hemorragia interna vai morrer na meia hora seguinte se não for prontamente atendido. Este tipo de insuficiências creio que jámais seremos capazes de as 'colmatar', mas os que vão para lá chatear a 'nação' podem muito bem ser 'afastados' com uma taxa. O grande problema é que não conseguimos, por vezes, à primeira, perceber quem tem direito a não pagar e quem devia pagar as novas Taxas Moderados vezes mil euros. Bem, para informação aos interessados, aqui ficam os valores das ditas:
Consultas: as taxas para as consultas nos hospitais centrais passam para 4,30 euros (mais 10 cêntimos), nos distritais para 2,85 euros (mais 10 cêntimos) e nos centros de saúde para 2,10 euros (aumento de 5 cêntimos)
Urgências Hospitalares: atendimento nas urgências dos hospitais centrais passa a ter uma taxa de 8,75 euros (mais 25 cêntimos), sendo de 7,75 euros (mais 25 cêntimos) nos hospitais distritais, enquanto nos centros de saúde os utentes vão pagar agora 3,40 euros (mais 10 cêntimos)
Serviços ao domicílio: aumenta dos 4,30 para os 4,50 euros e nos exames radiológicos as taxas sofrem aumentos entre os 10 cêntimos para as ecografias (de 3,10 para 3,40 euros) e os 60 cêntimos para as ressonâncias magnéticas (de 19,50 para 20,10 euros).
Sem comentários:
Enviar um comentário