segunda-feira, abril 23, 2007

Faleceu Boris Ieltsin

(Esta imagem retrata um momento marcante da vida quotidiana russa em que todos se questionavam o que iria acontecer quando Ieltsin deixasse o poder)

Foi o primeiro Presidente democraticamente eleito na Rússia e, opositor do Golpe de estado contra Gorbatchev . A Rússia, o país dos Czares, onde tudo aconteceu um dia... Onde a revolução tomou o poder, onde o comunismo foi um facto, onde se perdeu a verdade dos factos acerca dos Romanov (última geração de Czares), se terão mesmo falecido todos, se por acaso algum escapou ao massacre que pôs fim a um dos maiores Impérios do mundo e destronou um dos mais importantes e influente homens do mundo (Nicolau II, o último Czar). A revolução bolchevique tomou as rédeas e entre 1918 e 1920 as forças revolucionárias passaram por um período de afirmação e luta contra as chamadas forças 'brancas' ou, contra-revolucionárias.

Mas nada disto vem propriamente ao caso.

Gorbatchev foi o último Presidente da União Soviética, mais conhecida por URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) que ocupava uma dimensão considerável no planisfério que deu um testemunho positivo do seu predecessor. Sucedeu-lhe Ieltsin , que hoje faleceu, inesperadamente, apesar de serem conhecidos os seus excessos e problemas com o álcool . Foi um político de grandes mudanças, bem como a sua era, mas também autor de grandes erros. Terá certamente granjeado algumas inimizades de fundo, ao se distanciar da 'rota' comunista que norteava a Rússia até então e, foi um forte peso no fim dos sovietes (grupos políticos comunistas criados na altura da revolução de 1918 que geriam parcelas de poder entre si, governando a URSS. Existiam diferentes sovietes, cada um correspondendo a uma região). Um figura inalienável da história recente leva a que na Rússia, o nosso dia 25 de Abril tenha sido declarado Dia de Luto Nacional... As voltas que o mundo dá! Acabamos por perceber que no nosso dia de celebração revolucionária e de liberdade, algures, noutro ponto do globo, decorre algo completamente diferente.

Sem comentários: