terça-feira, março 27, 2007

Nem sei como partilhar isto convosco mas...

Acho que achei o nosso 'Profeta', o incaricaturável ... Hoje, conforme procurava um cartoon de António de Oliveira Salazar, apercebi-me que não conseguia encontrar nada na 'net ' para incluir como imagem neste meu post . Pelos vistos encontrei 'Aquele' com quem não se pode brincar... Mas eu cá brinco, e brinco mesmo... Paciência. Vão ter que tolerar...

Vou apenas partilhar convosco um insólito com Salazar, que ocorreu comigo, há uns bons anos atrás, na escola. Frequentava eu o secundário quando me foi solicitado, a mim e aos meus colegas, uma ficha de trabalho de história, para avaliação no final do período e, a temática era justamente o estado Novo. Coincidência ou não, as questões todas lá iam 'dar' a Salazar. Terminada a ficha, imprimidas as folhas, lidas e relidas para 'caçar' erros, começa o 'inferno' da capa para ilustrar o trabalho. Entro na net ' e encontro uma imagem, que não podia deixar de ser, de Salazar. Depois do debate moral para comigo mesma, decidi imprimir a capa com título e os tais blá blá blá formais de capa; até aqui tudo bem. Mal chego à loja das encadernações há olhares estranhos para mim e para o trabalho, conforme ia pela rua fora em direcção à minha escola, com a encadernação na mão, os olhares mantinham-se no trablho e, para rematar como o episódio pede, ao colocar o trabalho na mesa da professora esta exclama espanta 'Que coragem!'.

Vejamos bem... Eu não medi própriamente a consequência do que tinha feito, se quando tratei de outros temas os ilustrei com os visados porque não colocaria Salazar? Se na escola não se ensinarem os fascismos e as suas consequências incorre-se no erro de se repetir a asneira! Hoje não me arrependo nada, muito pelo contrário, acho que foi giro até... Não se tratava de promover a imagem de Salazar, nem de fazer propaganda ao estado Novo, tratava-se de conhecer o rosto que respondeu um dia pelo nome de António de Oliveira Salazar, para evitar as 'figuras' das Belas e dos Mestres...

Sem comentários: