segunda-feira, março 12, 2007

Qualificação é a prioridade de Sócrates

 

A Formação Profissional ou Qualificação são as prioridades de José Sócrates, concordo plenamente, mas... Pensará ele fazer alguma coisa com a quantidade de jovens licenciados e qualificados (tal qual o anúncio dos preservativos que ninguém quer por 'a trabalhar')? Seria interessante saber qual é o ponto de vista de Sócrates no que concerne a tanta qualificação mal empregada ou desempregada, talvez não fosse mal pensado pegar por aí meu caro Primeiro Ministro...

Na segunda metade do seu mandato Sócrates está empenhado em que pelo menos um milhão de portugueses obtenha o grau equivalente ao 12º ano e eu pergunto-me, da minha venenosa e nada humilde ignorância, com a qualidade da formação ministrada pelo Centro de Emprego e Formação Profissional? Ai que grande desgraça meu caro Sócrates... Toda a gente ri e sabe que é uma 'conversa da treta' aquela obrigatoriedade, por exemplo, para os desempregados de longo prazo com poucas habilitações, de adquirir mais instrução e se não comparecerem ficam sem subsídio de desemprego. Todos sabemos muito bem como é, são pessoas que não têm vontade de estar naquelas aulas e fazem o sacrifício de ir até lá para poderem receber um grande miséria, muitas das vezes. Se não fosse a necessidade nem lá poriam os pés... Outro problema são os que não querem trabalhar e conseguem fazer prova de que procuraram emprego... Basta irem até onde sabem que não precisam de ninguém... Fácil! O Centro de Emprego é ingénuo nos seus métodos e tirano nas esperas...

Isto lá me leva ao velho assunto dos funcionários públicos a mais... Se os há porque é que temos aquelas intermináveis filas na Segurança Social, na Loja do Cidadão ou nos Centros de Emprego, como muitos outros casos. Se os há, por favor, coloquem nestes locais a aliviar um pouco o sofrimento de quem é forçado a passar por eles.

Mas não me desviando do assunto, se o grande mal do país é a falta de qualificação dos portugueses, eu acho que não será com esta falta de qualidade que vamos resolver seja lá o que for ... Isto vai apenas encobrir a situação.

Já agora caro Sócrates, se só 30% da população tem o 12º ano ou superior, porque é que há tanto desemprego entre estes 30%? Só falta o caro Primeiro Ministro concluir que não fazem falta nem estes... Ai para onde este país está a ir...

Sem comentários: