quinta-feira, março 29, 2007

Preços, salários, impostos e níveis de vida

É com grande espanto que muitos emigrantes constatam , ao chegar a este país, que os preços cá são tão caros como noutros países pertencentes à UE . onde os ordenados são o triplo dos nossos; exemplo: Reino Unido, França e afins. Claro está que há coisas mais caros e alguns países onde o custo de vida é mais elevado, mas também ganham mais que três vezes os nossos salários.

Tanto no vestuário das grandes cadeia internacionais (exemplo Pull & Bear onde o próprio leitor ou amigo pode verificar a veracidade do que digo na etiqueta do pruduto) como nos alimentos nas cadeias de supermercados. Nalgumas lojas como a que usei para exemplo acima, podemos até verificar a equivalência de preços de produtos fora do espaço europeu, em países bem mais vantajosos salarialmente que este nosso 'ovo de colombo' a que tão carinhosamente chamamos Portugal.

Ninguém neste Governo tem cara para esclarecer os portugueses relativamente a esta e outras realidades. Vivem com medo e isso, para mim, é a grande vitória que temos conosco, o medo deles. Quem teme acaba sempre por ceder, pois tem um ponto fraco, o medo! Como é que nos justificam que um carro aqui seja mais caro que na Alemanhã? Como é que nos justificam esta realidade relativamente aos preços dos vestuários e dos géneros alimentares? E a carga fiscal? Eu sei que na Filândia (por exemplo, que há mais) os impostos são mais altos, os carros mais caros e as bebidas alcoolicas tamnbém, mas eles também recebem 5 vezes mais.... Pagamos tudo como os 'outros' europeus, então porque é que não recebemos um salário nivelado com o dos 'outros' europeus? Já agora, se por acaso lêr isto (que eu duvido muito) Sr. Sócrates, faça o favor de nivelar com o dos seus heróis do Norte da Europa!

Sem comentários: