quinta-feira, março 08, 2007

Um poemas a todas as Mulheres

Consciênte, mais uma vez, da minha opção polémica relativamente a poesia, arrisco mais uma vez, mas com muita convicção e certeza que vão adorar, caros leitores e amigos,mas esta para mim é A Poetisa: Florbela espanca. Hoje, dia da Mulher, em vez de escolher um bonito poema escrito por um homem e dedicado a todas as mulheres (ou a uma em particular... estrapulável para o mundo...), escolhi um lindo poema escrito por uma mulher (uma grande mulher mesmo) para todas as mulheres. Também coloquei a imagem de Florbela neste post propositadamente, porque ela é mulher e, se uma boneca ou uma bonita imagem ilustram, uma mulher que além de bonita exulta talento, é sem dúvida uma boa imagem para nos representar a todas nós! Cá fica um dos muitos e maravilhosos poema de Florbela Espanca:

A Mulher



Um ente de paixão e sacrifício,

De sofrimentos cheio, eis a mulher!

Esmaga o coração dentro do peito,

E nem te doas coração, sequer!



Sê forte, corajoso, não fraquejes

Na luta; sê em Venus sempre em Marte;

Sempre o mundo é vil e infame e os homens

Se te sentem gemer hão de pisar-te!



Se às vezes tu fraquejas, pobrezinho,

Essa brancura ideal de puro arminho

Eles deixam pra sempre maculada;



E gritam então os vis: "olhem, vejam

É aquela a infame!" e apredejam

A pobrezita, a triste, a desgraçada!



Florbela Espanca

1 comentário:

Cidadania disse...

Junto também a minha homenagem com o texto As Mulheres de Valor (todas). Parece-me que a conversa com Deus foi só o pretexto para falar das qualidades da Mulher:

PARA AS MULHERES DE VALOR

“Quando Deus fez a mulher, já estava a trabalhar há seis dias consecutivos. Apareceu um anjo que lhe perguntou: "Deus, porque estás a perder tanto tempo com esta criação? "Ao que Deus respondeu: ”já viste a minha lista de especificações para este projecto? Ela tem que ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, tem mais de 200 partes móveis, todas substituíveis, e é capaz de sobreviver com muito pouca coisa, tem um colo capaz de segurar em quatro crianças ao mesmo tempo, tem um beijo capaz de curar qualquer coisa desde um arranhão no joelho a um coração ferido e faz isto tudo apenas com duas mãos. "O anjo ficou estupefacto com estas especificações. "Só duas mãos!? Impossível! E este é o modelo normal? É muito trabalho só para um dia. É melhor acabares só amanhã."

"Nem pensar", protestou Deus. "Estou quase a acabar esta criação que me é tão querida. Ela já é capaz de se curar a si própria quando fica doente. E consegue trabalhar 18 horas por dia. "O anjo aproximou-se e tocou na mulher. "Mas fizeste-a tão macia e delicada, meu Deus". "Sim, mas também pode ser muito resistente. Nem fazes ideia o que ela pode fazer e aguentar." "E ela vai ser capaz de pensar?" perguntou o anjo. "Não só é capaz de pensar como é capaz de negociar e convencer".

O anjo então reparou num pormenor e tocou na cara da mulher: "Ups, parece que tens uma fuga neste modelo. Eu disse-te que estavas a tentar fazer demais numa criatura só." "Isso não é uma fuga, é uma lágrima”. "E para que é que isso serve?" perguntou o anjo. "A lágrima é o seu modo de exprimir alegria, pena, dor, desilusão, amor, solidão, luto e orgulho. "O anjo estava impressionado. "És um génio, Deus. Pensaste em tudo." E de facto as mulheres são verdadeiramente espantosas. Têm capacidades que surpreendem os homens. Carregam fardos e dificuldades, mas mantendo um clima de felicidade, amor e alegria. Sorriem quando querem gritar. Cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam por aquilo em que acreditam e não aguentam injustiças. Não aceitam um "não" quando acreditam que existe uma solução melhor Prescindem de tudo para dar à família. Vão com um amigo assustado ao médico. Amam incondicionalmente. Choram quando os seus filhos são os melhores e aplaudem quando um amigo ganha um prémio. Ficam radiantes quando nasce um bebé ou quando alguém se casa. Ficam devastadas com a morte de alguém querido, mas mantêm a força além de todos os limites. Sabem que um abraço e um beijo podem curar qualquer desgosto.

Existem mulheres de todos os formatos, tamanhos e cores. Elas conduzem, voam, andam e correm numa luta suave só para mostrar que se preocupam com o próximo. O coração de uma mulher mantém este mundo a andar. Elas trazem alegria, esperança e amor. Dão apoio moral à sua família e amigos. As mulheres têm coisas vitais a dizer e tudo para dar. NO ENTANTO, EXISTE UM DEFEITO NAS MULHERES... É QUE ELAS SE ESQUECEM CONSTANTEMENTE DO SEU VALOR!”

Desconheço o autor deste texto. Penso que terá sido o valor do coração de Mulher a escreve-lo. Que pena não serem as mulheres a governar o mundo… Obrigado às Mulheres por terem gerado a existência de todos nós com a suavidade do vosso amor.

FELIZ DIA da MULHER… FELIZ DIA DA MÃE… E TODOS OS OUTROS dias…

O Dia da Mulher é todo aquele em que respiramos… Ao homem que não respeita, nem a si próprio, recomenda-lhe que leia este texto em voz alta… O Humanismo aumenta na ordem inversa ao lucro fácil…
Parece-me que subscrevem este texto, os homens com H grande e os que acreditam que o futuro do mundo estaria bem melhor nas mãos das MULHERES.

Bem hajam

Félix Vieira

http://vieiraminho-a.blogspot.com/