quinta-feira, setembro 13, 2007

Matemática preventiva



Não caros leitores e amigos, não me enganei, não pretendia escrever medicina preventiva, era mesmo matemática preventiva... Ao que parece, e segundo a revista Science deste mês, investigadores britânicos firmam ter encontrado um modelo matemático capaz de "dizer" onde decorrerão os próximos conflitos étnicos a nível mundial.


Eu acho isto o máximo, acho mesmo que posso dizer que acho isto "uma bomba". O segredo parece estar na existência de um grupo étnico com dimensão suficiente para aspirar à imposição das suas regras no espaço público. Para mim, o grande "estrangulamento" desta teoria, é que, tanto ao quanto percebi, o limite é o espaço territorial de um país... Isto parece-me óbvio, claro e evidente até no espaço mundial, ou as Torres Gémeas não teriam vindo abaixo, faz há dias seis anos!


Se o fundamento é a formação de padrões, então há muita gente que tem vindo a aprender cm a Burberrys ... Que criou aquele xadrez bege e preto que enche o mundo! Isto, claro está, num paralelismo fútil e engraçado, uma vez que esta pólvora não chega depois da guerra, chega mesmo após enterrar os mortos e cuidar dos vivos", creio que era o que diria Marquês de Pombal, se fosse vivo e lhe ouvíssemos a opinião.


A identificação científica desta realidade, e o reconhecimento da mesma, esse sim, pode ajudar-nos a olhar, num futuro próximo, para as zonas de potencial conflito, com novas ferramentas na área sociológica, prontas a entrar em acção. Por vezes, as aparentes verdades de La Palice , por vezes, encerram grandes verdades. Muitos pensamos, dia 11 de Setembro, quando o primeiro avião chocou com a primeira torre, que teria alguma coisa a ver com o médio oriente, e não somos malogrados cientistas ingleses, se bem que se inglês em Portugal, nos dias que correm e graças aos McCann , não está nada "na moda".



p.s. - Já agora, dá para juntar a estas contas étnicas os países com forte necessidade de gastar armamento a "passar o prazo", tipo Estados Unidos da América?

Sem comentários: