quinta-feira, setembro 06, 2007

Quando fui estudante, fui durante muitos e bons anos a melhor aluna da turma e da Escola, e sabem o que recebia em troca? Nada... Nem uns elogios cá por casa... Nem bolsa de mérito, nem apoio, nem ajudas do Estado, NADA! Nadinha meus caros leitores e amigos, nem um obrigado! Zero, nickles ", niente , null , nothing at all ... Na língua que preferirem, eu cá, como de costume, gosto em português, por isso digo e repito, não recebia nada de nada. Isto porquê, porque felizmente os meus pais não vivam nem na pobreza , nem na miséria; como tal, eu era "menos digna" de receber algum apoio ou incentivo que os outros estudantes, alguns péssimos nessa tarefa, e que eu gostava de apelidar de "transportadores de livros, cadernos e materiale escolar", que simplesmente se borrifavam no assunto, e nem sequer faziam um esforço para ter boas notas.

Como os estudos e as notas cá em casa sempre foram a obrigação e nunca a devoção, nem aquelas "prendinhas" por passar de ano o vosso Puro Veneno recebia. Já sei, já estão a ver o trauma... Nada disso! Concordo, esse era o meu "emprego", o meu "ganha pão", não o meu "cartão dourado" para bens e luxos. Ainda hoje há coisas que não tenho, nem sei sequer quando as vou ter, e ganho... Chego a pensar que nunca as vou ter... Curioso, não é?

Acho muito bem que se premeie o aluno pelo seu mérito enquanto "profissional do estudo" e não enquanto "pobrezinho", não estamos numa ordem mendicante, pois não? Não é por aí que passa uma Escola, creio eu. Já que eu não pude ter, que tenham estes agora. Faça-se justiça, mais vale tarde que nunca. E boa sorte para todos os bem aventurados dos estudos, como eu... Sabem porquê? Porque eu afinal, ainda sou Estudante... E com que orgulho vos comunico que aí vem mais um grau académico... Em vez de outros bens materiais, é um facto!

Sem comentários: