terça-feira, fevereiro 13, 2007

Ementa para o Dia dos Namorados

Tendo em conta que é uma quarta feira, bem a meio da semana, achei por bem colocar uma ementa bem fácil e simples (ainda não me esqueci das reclamações pelo grau de dificuldade da receita de Natal...), para que os homens também possam surpreender as respectivas... E para que as respectivas surpreendas os ditos com muita facilidade! Vamos a isto...

 

Entrada:

Salada de Camarões em Cama de Alface com Ananás e Maionese de Azeite

250gr . a 300 gr . de camarões 80/100 ou 60/80 por kg. (sem casca e já cozidos, de preferência) e reserve uns 4 para decorar

1 ananás ou abacaxi

1 Alface frisada (em alternativa pode ser de gelo ou lisa)

 

Maionese:

1 ovo

Azeite

Sal q.b.

Pimenta q.b.

1 colher e meia de Mostarda Tradicional ou de Dijon

Vinagre ou meio limão

 

Preparação

Lave muito bem 10 a 12 folhas de alface em água corrente, faça dois molhos de 5 ou 6 folhas, conforme, enrolando as folhas sobre elas próprias, fazendo dois rolinhos. Coloque cada rolinho de um lado de uma tábua de cozinha e corte um de cada vez, desde um dos topos, em juliana (tipo couves para caldo verdes meus senhores... he he he ); reserve.

Parta o ananás ou abacaxi em rodelas, sendo que as duas extremedidades devem ser cortadas mais grossas e não têm utilidade (a menos que faça um batido para si, para beber enquanto cozinha...). Retire 1 ou 2 rodelas, por pessoa, do meio do ananás (e garde as que não vai usar numa caixa no seu frigorifico). Arranje as rodelas da seguinte formas: retire a casca com uma faca e, repare se nas extremidades da rodelas ficaram aqueles pontinhos pretos, da casca, se ficaram retire-os com jeito, para não danificar a rodela, com o bico da faca. Em seguida, retire o caroço do fruto, se tiver um descaroçador próprio (tipo maçã mas maior) use-o, se não, corte com jeitinho à volta do circulo mais escuro ao centro da rodela. Seguidamente, separa a dose de cada pessoa e corte em tiangulos (forma que dão os pedacinhos da rodela), não muito miudinhos; reserve.

Se comprou os camarões já cozidos e sem casca, basta-lhe descongelar os mesmos no microondas, caso não os tenha deixado na parte de baixo do seu frigorifico (devidamente embalados) de véspera, a descongelar. Se está a aproveiar camarões que já tinha em casa, coza-os em água e sal com uma casca de cebola, deixe arrefecer e descasque. Só tem que separar em dois molhinhos equivalentes.

Para a maionese: coloque num copo de varinha mágica dois ou três dedos de azeite, um ovo inteiro (com gema e clara), pimenta, sal, umas gostas de vinagre ou umas gotas de limão e uma colhere meia de sopa de mostarda. Bata com a varinha mágica e vá acrescentando azeite até a maionese engrossar e atingir a espessura e textura desejadas.

 

Apresentação:

Pegue em duas taças grandes e bonitas e forre o fundo das mesmas com uma dose de alface cada (cama de alface), em cima, distribua uma porção de camarões e uma porção de ananás ou abacaxi préviamente misturados. Regue com a maionese (cobrindo gentilmente) e use os 4 camarões, 2 por taça, para decorar. Voilá... Simples, fresca e agradável.

 

Opções: Pode fazer esta mesma entrada com delícias do mar ou, pode usar outors frutos como morangos, uvas (sem pele e sem sementes) ou outro da sua preferência. Pode talbém acrescentar alho bem picado á maionese, que ficará imperceptível e completamente desfeito mas dará paladar. Pode usar maionese de compra se lhe simplificar significativamente a vida.

 

Prato Principal:

Tiras de Vitela com Molho de Cogumelos Porcini com Natas e Queijo Roquefort

500 gr . de tiras de vitela tenra, como se fosse para fazer strogonof

1 pacote de natal com cogumelos porcini da Parmalat (em qualquer hipermercado perto da sua porta)

1 embalagem de Queijo Roquefort

Sal

Pimenta

 

Preparação:

Leve as tiras de vitela a grelhar sem nada. Quando estiverem meio confeccionadas tempere com sal e pimenta, regue com o pacote de natas com cogumelos porcine. deixe acabar de cozinhar e ganhar paladar. Quando faltarem segundo para retirar a carne devidamente cozinhada do calor, deite o queijo roquefort ralado e deixe incorporar rápidamente.

 

Acompanhamento:

Batatinhas Noisette (pequenas e redondinhas):

 

Pode adequiri as mesmas em qualquer hiper ou supermercado perto de si. Basta colocar as batatinhas separadas (sem que estejam umas em cima das outras) num tabuleiro de forno e ligar o mesmo de acordo às instruções da embalagem. Estaram prontas e estaladiças em menos de 15 minutos. Pode também optar por fritar estas batatinhas.

 

Sobremesa:

Mousse de Chocolate caseira em 10 min. sem banho maria

1 tablete de chocolate para culinária (de preferência 70% de cacau ou mais...)

6 ovos classe L ou XL (diz na embalagem...)

6 pacotes de açucar (daqueles que vêm com o café) ou seja, aproximadamente 54gr.

2 nozes de manteiga (1 colher e meia de sobremesa)

Coloque um tacho médio ao lume (se for menos experiente nestas andanças culinárias coloque um tacho anti esturro), parta o choclate em 6 parte equivalentes e cubra o fundo do tacho. Misture as duas nozes de manteiga com o chocolate e vá mexendo conforme derrete, para não queimar nem granitar. Quando estiver completamente derretido reserve. Cuidado não deixar as placas em modo de manter quente, que queima...

Parta os ovos e deite as claras numa tigela e as gemas noutra (tendo o cuidado que as tigelas tenham dimensão suficiente para usar a batedeira electrica ou a vara de arames da varinha mágica.

Misture o açucar nos ovos e bata com a varinha mágica, até obter um creme amarelo claro (pintainho), cremoso e espesso. Incorpore em preparado no chocolate (se contiver elevado teor de cacau é preciso mais força e energia para misturar...). Vá misturando aos poucos, até incorporar todo o preparado no chocolate.

Lave as pontas da batedeira ou a vara de arames e bata as claras em castelo, firmes (quando estas se parecem com algodão doce ou molotoff... virando o recipiente ao contrário não caem). Incorpore as claras em castelo no preparado de chocolate com ovo e açucar. Mais uma vez faça-o aos poucos.

Voilá... Mousse de chocolate caseira, pronta em menos de nada e ainda, quase fria e pronta a comer... Leve ao frigorifico enquanto janta se for do seu agrado :)

 

 

Quem é amigo quem é? O Veneno, pois claro!

 

Sem comentários: