Desta vez é que a coisa se complicou. A praia de s. João da Caparica está mesmo em apuros para continuar a existir. Tenho para mim que talvez possamos enganar o mar durante uns tempos, não não serão muitos anos... Vamos deixar-nos de desculpas e de dizer que o aquecimento global é o grande responsável por tudo isto´ culpabilizando-nos a todos nós.
A culpa é realmente da natureza. Porquê? Porque existe uma arriba fóssil na Costa da Caparica, chamada justa e curiosamente Arriba Fóssil da Costa da Caparica. E o que é que isso tem a ver (Pergunta-se o caro leitor ou amigo)? Tudo! Se há uma Arriba Fóssil é porque o mar já chegou 'lá acima'! O que é que isso nos diz? Que deveríamos ter previsto que se já lá chegou vai voltar a chegar lá. E depois, o que acontece? Bem... depois voltará a descer! E quanto tempo demora? Daqui a 5 anos já tenho praia? he he he he he ... O Veneno diz que em menos de 500 anos o mar não chega lá acima... Logo praia... Bom, se tiver bons genes, caro leitor ou amigo, a praia voltará para um geração familiar muito distante da sua, onde provavelmente já faremos parte de um momento encarado como o Neolítico por nós... E ninguém saberá que fomos nós os 'felizardos' que também usufruímos daquela praia.
A força do mar causou danos na defesa aderente do local e, uma derrocada de pedras na zona do enrocamento (estrutura de pedra que suporta o paredão) junto ao Clube de Campismo. Não é caso para alarme, funcionários e frequentadores permanecem no Clube. Uma coisa é certa, terá que ser feita a reconstrução da estrutura de pedra danificada. O facto é que o paredão está nas últimas e o mar bate com toda a força e energia que movimenta nos despojos do mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário