Hoje sentimos o maior sismo dos últimos trinta anos. 5,6 na escala de Richter . Devemos pensar acerca de como e o sentimos ou se o sentimos de todo; para percepcionar a veracidade do valor adiantado pelo Instituto de Metereologia . Eu sei que é sempre motivo de alguma preocupação, até porque apesar das réplicas serem sempre mais fracas, o primeiro 'abanão' causa sempre alguma incerteza em relação aos danos que está prestes ou não a causar.
Eu sei que pode não fazer sentido para muitos, mas é bom que a Terra vá tremendo assim, pouquinho de cada vez, porque evita os chamados 'granes sismos'. Claro que num país com outro tipo de construção e com menos meoios e infraestruturas, com um parque habitacional degradado ou com pouca qualidade um abalo destes poderia ter feito estragos. Um sismo não passa de um movimento das placas téctónicas, que podem 'agitar' muito ou não. Preferencialmente que vão mexendo com calminha e pouco de cada vez...
O sismo foi sentido perto das 10.35h e foi mais sentido na região do Algarve. O sismo teve epicentro a 160 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente e não são conhecidos danos materiais ou pessoais, segundo o Instituto de Metereologia.O último sismo com mais intensidade e força que este foi registado em 1969 e teve uma magnitude de 7,8 na escala de Richter .
Felizmente não foi nada, não passou do 'susto'!
Sem comentários:
Enviar um comentário