Do ponto de vista físico o parkour consiste em ir da forma mais eficiente, ou rápida, de um ponto (A) para um ponto (B) do ambiente, superando os obstáculos que se apresentam no caminho, usando apenas as possibilidades oferecidas pelo nosso próprio corpo, preservando a integridade física, sempre com criatividade, objectivo, fluidez e agilidade, em qualquer ambiente ou contexto: cidade, campo, praia, natureza; etc.
Do ponto de vista "filosófico", o parkour, inspirado no método natural de Georges Hebert, compreende ideias como: ser forte para ser útil e durar (viver mais). Consiste também em preparar a mente para superar os obstáculos vencendo os nossos medos e inseguranças, transpondo isso para outras esferas da vida. O objectivo será sempre o desenvolvimento pessoal e colectivo bem como o espírito de companheirismo. A postura e os objectivos dos praticantes não dão espaço para nenhum tipo de competição.
Nalguns países, a todo momento, numa qualquer rua podemos deparar-nos com este desporto. E acreditem que os praticantes não são propriamente uns quantos malucos a saltar muros, carros, a escalar paredes enormes, e a transpor tudo o que se apresentar no caminho e for fisicamente superável... Desengane-se quem acha, pelo que leu, que este desporto não passa de mais uma loucura das pessoas que não têm nada para fazer e resolvem inventar novas modas. Até experimentar não vale negar à partida uma ciência que não se conhece… O mesmo é dizer que até praticar Le Parkour numa cidade ninguém fica convencido, depois… É uma festa... Não sou grande especialista na matéria (quem lê até pode pensar que sim), mas apenas achei a ideia interessante porque além de ser uma coisa diferente (o que me desperta logo interesse), é muito saudável, desde que praticado com consciência e responsabilidade, é claro...
É engraçado encarar a realidade através deste desporto já que cada vez que se sai de casa fica-se a observar os prédios, os muros e os carros nas ruas em busca de ‘grandes aventuras’ ou de ver alguns aventureiros em acção... Bonito era por cá serem as mulheres a lançarem e praticarem Le Parkour!
Lá estou e o meu Veneno a corroer o espírito da igualdade entre os sexos; mas é por uma boa causa ;)
p.s. - don't try this at home
Sem comentários:
Enviar um comentário