sexta-feira, agosto 17, 2007

Incidente diplomático chinês com a Internet...

Não tem nada de novo nem de especial, assim à primeira vista... Mas se tivermos em conta que para além das já reconhecidas reticências que a China coloca ao uso da internet, ainda que não totalmente livre, junta-se agora o animado episódio de um casal que pretende chamar ao filho, nem mais nem menos que "@", temos os ingredientes para um boa "salada chinesa".

O casal acha que este símbolo, que em chinês se pronuncia de forma muito próxima ao som que significa amor, representa o que eles sentem pelo filho. Em português seria uma "arroba"... 25 kg. ... Sabe-se lá do quê! Batatas? Talvez... Em Portugal não corremos esse risco, garantidamente. Ninguém está tão doido que chegue ao ponto de chamar "@" (arroba) ao seu próprio "rebento".

Ainda não se sabe se as autoridades chinesas aceitam ou não o pedido do casal, que sob um olhar "ligeiramente mais atento", acaba por significar um protesto, camuflado, silencioso, "inofensivo" e "mundial". Só receio que os papás iluminados não se tenham esquecido que esta "brincadeira", que talvez na cabeça deles um dia possa ser vista como uma "revolução", e o filho de ambos como o "porta estandarte " (no nome) da mesma, pode levar a que, as complicadas e masoquistas autoridades chinesas restrinjam mais ainda o acesso à internet, aproveitando a deixa para "empolgar" opiniões desentendidas e, falar de falsos malefícios da mesma.

O medo do Governo chinês é do progresso, da "abertura" de uma parte do mundo (China), ao mundo. Temem o que já se sabe que um dia vai acabar por acontecer, com base nas provas dadas pela história. Nem vale a pena pensar muito no caso, afinal de contas, somos todos incapazes de prever quando irá acontecer, mas numa coisa creio sermos unânimes , não é para breve.

Sem comentários: