domingo, agosto 19, 2007

Turismo francês à guerra

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner , chegou hoje a Bagdad (Iraque), para uma visita oficial a convite de Jalal Talabani , presidente do Iraque. Kouchner encontra-se no Iraque para expressar uma mensagem francesa de solidariedade ao povo iraquiano e para ouvir representantes de todas as comunidades.

O Veneno acha que este é um gesto muito bonito, e coloca grandes expectativas neste "passeio" ao cenário de guerra que o francês corajoso leva a cabo. Esperemos que seja o primeiro passo para que haja alguma paz interna e que a subserviência aos americanos seja a mínima possível, após a mediação interna dos conflitos latentes, que me parecem longe do fim.

Agora, só há uma coisinha que eu lamento... Não me terem chamado para ajudar a traçar um "roteiro turístico a cenário de guerra" digno desse nome... Afinal, ir ao Iraque ladeado de protecção e segurança, andar pior que dentro de "bunkers" e sair de lá com a sensação que "não se passa nada" talvez não seja a melhor solução. Sempre que o visitante sai a pensar que a câmara de televisão mostra algo pior que a realidade, o visita sai a perder, pelo menos num caso destes.

Sem comentários: