quinta-feira, maio 10, 2007

E agora Madeleine?

Se ela nos pudesse responder era tão bom! Ao fim de 7 dias não temos sequer um suspeito conhecido, nem um retrato robot; nada. Os resultados das pesquisas no terreno têm sido nulos e as buscas infrutíderas. Não sabemos se os familiares e amigos estão assim tão isentos no meio disto tudo, nem sequer sabemos se a Polícia Judiciária os chamou novamente porque os tem por suspeitos ou se apenas quer obter informações que possam ajudar a chegar ao/s crimonoso/s.

Infelizmemte já relatei neste Puro Veneno um episódio que eu própria presenciei numa Praia da Costa da Caparica, em que um homem de cinquenta e tantos anos, forte, carec, de chapéu e calção de banho, com a camisa desapertada e a vaguear ao acaso junto ao mão é delatado por um cidadão comum que repara que este tem na mão um micro câmara fotográfica e se encontrava a fotografar crianças das colónias de férias. Ao ser descoberto o homem deixa a cadeira e o chapéu de sol no areal, desaparecendo dali para fora que nem um foragido. Não era caso para menos, por isso, repito aqui o meu apelo de que protejam as vossas crianças, não as percam de vista e não as deixem ser fotografadas ou travar conhecimentos com "estranhos ao acaso". Já agora, evitem ter as crianças sem qualuqer fralda, calção de banho, fato de banho ou biquini, sempre é uma salvaguarda. Nem todas as pessoas que estão à nossa volta são iguais a nós. Há pessoas doentes, que veêm num sorriso ou numa brincadeira de uma criança o que a mente deles entende por "provocação". Não consigo explicar como transfiguram a realidade desta forma ou, porque é que sequer a transfiguram, mas estudos americanos comprovam que é mesmo assim.

Ao fim de todo este tempo as buscas no terreno acabam, as investigações vão perdendo o fulgor e, a hipótese de rapto para obtenção de um resgate já está afastada. Tanta polícia na rua, tanta actividade e nenhuma pista. Bem sei que por uma criança portuguesa nem um quarto teria sido feito ou, não teria um quarto do impacto ou da visibilidade. Não censuro este tipo de actuação que fizeram para medeleine, muito pelo contrário, mas solicitua para todos os casos que possam vir a contecer. Espero sinceramente que nunca mais nenhuma crinaça seja vítima de violência, rapto, seuqestro ou qualquer outra forma de crime, mas infelizmente a história diz-nos que ficamos com os nossos dias enegrecidos a espaços, por casos destes. Madeleine não aparece, e isso incomoda-nos a todos, certamente. Começo a não acreditar que Madeleine alguma vez regresse sã e salva, mas desejo sinceramente que esse seja o desenlace deste caso. Lamento muito pela criança, bem menos pelos pais...

Vamos todos fazer um esforço por reparar nos rostos das crianças que passam à nossa volta nas ruas, não procurando por detalhes específicos, porque o mais provável é que lhe tenham aletrado o penteado ou até mesmo, mais do que isso. Muito terão visto o filme "Alice", certo? Lembrem-se de que o pai desiste no momento que passa por ela, dado que até o cabelo era diferente. Eu sei que provavelmente não a passearão por aí, caso ainda esteja em solo nacional, mas tentar não custa.

Sem comentários: