sábado, julho 07, 2007

Cheira a Lisboa...




Cheira a intercalares! Finalmente a Câmara vai sair das “mãozinhas” em que tem estado num verdadeiro estado de sítio… E vai muito provavelmente “cair aos pés” de António Costa. Das muitas coisas que podemos dizer é que Costa é um homem da multidão, que não tem medo de ir ao encontro das pessoas, de as abraçar, de se misturar, de falar e de estar acessível. Isso são votos contados… Talvez seja, de todos os candidatos o mais talhado para a “confusão popular” e para o sorriso de chapéu ou de bandeira na mão. Costa é o candidato que mais convém a Lisboa por diversas razões, mas sobretudo porque deverá conseguir operacionalizar a sua Lei das Finanças Locais como ninguém, o que por si só é uma vantagem. Certamente não terá problemas em “arrumar os cantos à casa” quando chegar aos Passos do Concelho e nem sequer terá problemas em “negociar” o melhor para Lisboa.
Carmona coitado, não há muito que se lhe diga, pouco menos que desapareceu… Deve estar perdido algures entre a o Mercado da Ribeira e o caminho de casa! Mais valia ter deixado a Câmara para quem a quisesse, afinal o mal para Marques Mendes ou para o PSD não era o facto de se tratar de um arguido, mas sim o facto de ser um candidato independente e não se comportar como uma aborrecido cachorrinho obediente à laranja; mas também… Quem é que se submeteria a estar subjugado a Marques Mendes? Nem o porta-chaves que este carrega no bolso.
Telmo Correia distribui sorrisos amarelos, faz das “tripas coração” para andar nestas andanças no meio da populaça, quer-se fazer parecer um dos da “raia miúda”, mas não consegue; é demais… É “finório”, não consegue despir o casaco e ficar em “mangas de camisa” e se por acaso ficasse em mangas de camisa não as arregaçaria porque vincava o tecido e podia não parecer “bem”. Paulo Portas não conseguiu fazer de Telmo coisa alguma a não ser um “refinado” peso morto, preso aos sotainas e conservador até dizer que chega.
Helena Roseta é o que já se viu, sem surpresas, sem nada de especial agrado… Não faria parte dos eleitos de Costa e por isso ter-se-á aventurado sozinha para não perder o “tacho”? Não faço ideia… Teve algum impacto a entrega do cartão (de militante do PS), mas suponho que já tenha saudades dele. Nem sequer conseguiu “fazer fachada”. Há-de lá ficar, a fazer alguma coisa, seja lá o que for… É uma espécie de “eterna insatisfeita” política.
Ruben de Carvalho, da Coligação democrática Unitária (CDU) subiu nas sondagens, encontra-se em quarto lugar. Não é assim tão difícil ver onde foi buscar votos… Ao candidato mais à esquerda ainda… Não me parece que tenha algum interesse mais que isto!
Fernando negrão, no fim… Sem nada que se lhe diga de grande e virtuoso, conquistou o que Carmona foi incapaz de gerir e manter, deixou-se ir com a “corrente” e acabou por se sair bem. Dá-se certamente por satisfeito com a possibilidade do cenário não estar tão negro como se supunha, só ainda não percebi se ficou com os votos de Carmona porque os alfacinhas têm imenso espírito e sentido de humor, tendo decidido votar pela quantidade de trocas e trapalhadas com que Negrão nos brindou a todos. Posso apenas dizer que se assim é, os alfacinhas que votem neste candidato têm um sentido de humor negrão… Para lá de humor negro, em consonância com Marques Mendes que troca um arguido por outro... Mas também, no meio de tanta barulheira…

Sem comentários: