domingo, julho 08, 2007

A minha maravilha ou... As Pirâmides de Gizé

As 7 maravilhas do mundo antigo contêm, para mim, aquelas que serão sempre, em conjunto, a grande maravilha do mundo: as Pirâmides de Gizé. Por todas as razões e mais uma, mas sobretudo porque chegaram aos nossos dias. Estar diante de Keóps, Quéfren e Miquerinos (nome das três) é esmagador. Construídas como túmulos dos três Faraós Khufu (Keóps), Quéfren, e Menkaure (pai, filho e neto nada curiosamente porque eram a descendência “real”), viram o seu nome descender do dos “defuntos” que iriam, um dia, albergar. Para mim são o grande feito da Humanidade, e não me custa nada aceitar e louvar o facto de terem sido construídas muito antes de existir “tudo” o que hoje conhecemos. Provavelmente a simplicidade é a “chave” do enigma… Talvez o que muitos não saibam é que das 7 maravilhas do mundo antigo, estas, eram já na época as mais antigas e, há data da eleição já contavam 2000 anos (aproximadamente), sendo justamente as que ainda hoje se mantêm de pé… Palavras para quê? É contemplar e pasmar…

Muitos procuraram perceber como foi que os antigos egípcios construíram as ditas pirâmides, uma vez que a envergadura da estrutura vai muito para além do que se imaginava ser possível “fazer” com os instrumentos e conhecimentos disponíveis na época (por volta do ano 2550 a.C.). Ao longo do tempo diversos investigadores (sobretudo arquitectos) tentavam desvendar o mistério do transporte das pesadas pedras e colocação das mesmas. Parece que já se sabe ao certo que as pedras iam de barco, que aproveitavam as marés durante um parcela pequena do ano (por isso supõe-se que levaram bastantes anos a construir, apesar dos diversos navios que poderiam possuir), que tipo de”engenho” usaram para transportar as pedras, sendo que a explicação das águas sazonais (que coloca as pedras muito perto do ponto de saída e do ponto se chegada) ajuda e muito a explicar como foi que levaram tamanhas pedras da pedreira (que pelo tipo de pedra ficava distante) para o local onde erigiam as pirâmides, deixando sobretudo em “branco” a explicação para a construção em altura (devido à inconsistência das respostas encontradas por “nós”), uma vez que até 1889 (séc. XIX) estas eram a mais alta construção do mundo, apenas perdendo o “estatuto” com a construção da Torre Eiffel.

Felizmente, há poucos meses um arquitecto parece ter descoberto o grande mistério para o até então “espaço” em “branco”. Ao que tudo indica, as pirâmides foram construídas de dentro para fora, tornando possível com os meios disponíveis na altura levar a cabo este megalómano empreendimento. Seja como for, e independentemente de termos “descodificado” o enigma das pirâmides ou não, são a meu ver o feito Humano de maior esplendor de todos os tempos.

Arrematando ao jeito de Camões:

"Digno feito de ser no mundo eterno,

Grande no tempo antigo e no moderno"

in, Camões, Luís Vaz de, "Os Lusíadas" Canto VIII (agora não me lembro da estrofe...)

Sem comentários: