domingo, julho 22, 2007

A Magia de Potter

Harry Potter começou por ser um miúdo, feiticeiro, que foi crescento e a história foi acompanhando o crescimento do mesmo. Os acontecimentos vão-se adequando à idade de Potter e, as magias e o universo do maravilhoso e do fantástico também. Os valores humanos acabam por ser realçados pelo meio do suposto "sobrehumano". De certeza que algum fã já acabou deler o livro e já saberá qual o "destino" de Potter, no final do novo livro que chegou às bancas. Se o herói morre ou vive é irrelevante... Estamos no universo da magia e, não custará mesmo nada aos seus companheiros de "escola", numa próxima "oportunidade", ressuscitar Potter. Eis uma boa razão para os "desesperados" fãs do herói se animarem, afinal algns não querem pensar que Potter morra no final do livro.

Pessoalmente também não concordo que o final da história culmine com a morte do herói, há tantos "heróis", que um dia, de repente, sem que nada o faça antever, querem deixar de o ser. Ser herói dá "imenso trabalho" e, a "reforma" sabe bem... Qualquer das formas, o que faz deles o "tal" está sempre lá, adormecido, até que um dia, alguma coisa, por alguma razão, estimule a "heroicidade" que iberna na alma do herói... Por isso, nao convém "matar" o herói, nunca sabemos quando nos poderá vir a ser útil... Nem que seja por razões menos heróicas e mais financeiras...

Pelo menos um truque de magia todos temos a certeza que Harry Potter concretizou na perfeição: levou milhões a ler! Obrigada Potter... Só por isso, já valeu a pena. E não me venham com a história do marketing que vende "triliões"... Porque não há marketing algum que possa salvar "lixo". Potter tem efectivamente o que o "best-seller" precisa para o ser, e sobreviver ad eternum como tal.

Sem comentários: