quarta-feira, julho 04, 2007

Cimeira Europa/Brasil



Nenhuma das nossas façanhas do passado ou do presente é tão sonante como o lema “ordem e progresso”; apesar de todas serem faladas e escritas em português. Os Europeus pouco ou nadam se dão ao trabalho por nossa causa, mas se acenar-mos com o “continente” que falar português, muitos vêm com ar animado até ao “nosso” encontro.

Sócrates lá conseguiu um bonito cartaz de “luso fonia” para a Presidência Europeia, levando à certa alguns líderes Europeus como Merkel e, convencendo os brasileiros que isto não era mais uma “cozinhata” Ibérica mas sim um ponto de interesse Europeu (a vinte sete que Sócrates não faz a coisa por menos…). Para o Brasil que aspira a ser “O” grande produtor mundial de bio combustíveis, esta aliança é plena de potencial e valor, sendo que obrigatoriamente vai ter que se “cruzar” com a União Europeia (UE) nos seus caminhos futuros. Não obstante também a aspiração de “liderar” a MERCOSUL, funcionando como plataforma entre a UE e a América do Sul graças aos laços de afinidade com Portugal que ainda chegam para gerar alguma vantagem competitiva entre países sul-americanos.
Talvez Lula devesse aproveitar para enviar o Ministro da cultura numa viagem de representação diplomática até à Venezuela de Hugo Chávez, distraindo assim o atento “predador” cuja principal ameaça à sua “ditatorial prepotência” é o Brasil. Pode ser que com uma cantiga ou duas Chávez mantenha a posição de retirada do pedido de adesão à MERCOSUL… E a EU aliada ao Brasil ajude a criar “espaço” de manobra na América latina; mantendo o “mal” controlado. Vamos lá a ver se o Brasil é uma boa “tranca de porta” e se a cimeira Europa/Brasil “canta e encanta”, mesmo sem Gilberto Gil para dar o voz ao “pagodinho”.

Sem comentários: