segunda-feira, julho 09, 2007

Tabuleiros em Tomar


Ontem decorreu mais uma lindíssima festa nacional, em Tomar, não muito longe de onde se inaugurava a Ponte da Lezíria, a Festa dos Tabuleiros, onde desfilam mulheres trajadas a rigor com tabuleiros entre os vinte e tantos aos 30 quilos à cabeça. O mordomo é escolhido pelas gentes da terra e a festa só acontece a cada 4 anos; ou seja, em 2011 há mais…
Lá pelo meio podíamos ver Cavaco Silva, divertido, a calcular médias aritméticas do número de tabuleiros que desfilavam. Seiscentos e tantos… Mal aconselhado, ao contrário do Primeiro-ministro (que foi providencialmente alertado para os campinos), acabou por referir menos tabuleiros do que os que “estimara” devido ao “alerta” de alguém. Mas contas à parte, que parece ser o que sempre falha por cá, tudo acabou em bem… A festa é realmente bonita e o Sr. parecia agradado. Não se viu a Primeira-dama, mas deveria estar por lá, ao lado do esposo, ou pelo menos seria de esperar que estivesse, dada a génese da “visita” ao centro do país; é de lamentar que não se de mais importância às esposas dos nossos políticos (quando as há, que é o caso…).

Desconfio que no final da festa o casal passou pela padaria e levou um pão de Mafra para casa... Como todos nós teríamos feito! Será que alguém lhes pendurou uma floriozinhas tipo colar hawaiano a condizer com as flores das ruas?

Sem comentários: