domingo, junho 17, 2007

Sir Isaac Newton e o fim do mundo

A lenda diz que Sir Isaac Newton descobriu a Gravidade quando viu uma maçã a cair de uma árvores mas, mediante as recentes revelações e descobertas, começo eu Veneno a cogitar que a maçã tenha realmente caído e lhe tenha acertado, em cheio, com muita força, na cabeça!

-"E porquê"? pergunta-se o caro amigo ou leitor, cheio de razão... Mas tem sem dúvida explicação. Jamais me passaria pela cabeça difamar Sir Isaac Newton, também sobretudo porque até hoje, felizmente, tudo o que me acertou em cheio na cabeça não causou grandes danos ou estragos aparentes. Afinal de contas falamos do Presidente da Real Sociedade, cuja ajudou a compilar a primeira "Enciclopédia" e a notoriedade dos membros faz sombra a toda e qualquer associação de génios dos nossos dias.

O caso é que Newton previu o fim do mundo, sim, estão a ler bem, o fim do mundo! Manuscritos originais de Newton exibidos pela primeira vez ao público desde de 1969, na Universidade Hebraica de Jerusalém , comprovam o que digo. Este manuscritos são parte de uma exposição denominada "Os Segredos de Newton" e quem quiser ir ver só terá que realizar a viagem...

Numa carta datada de 1704, Isaac Newton, físico e astrónomo inglês especialista em teologia e alquimia, fez um cálculo baseado num fragmento da Bíblia, retirado do Livro de Daniel, em que segundo o cientista, 1.260 anos passariam entre a refundação do Santo Império Romano por Carlos Magno, no ano 800, e o fim dos tempos. Cálculos efectuados o fim do mundo chegará no ano de 2060! Assustados? Nem por isso, espero. Todo o génio tem o seu "calcanhar de Aquiles", até Aquiles o tinha! Desta vez estou como os gauleses do Asterix : "o céu vai-lhes cair em cima um dia destes, mas essa dia nunca será hoje". Não acredito mas fico para ver; pode ser?

p.s. - Já estamos a ver porque é que todas as outras "descobertas" de Newton são bem mais conhecidas que esta. Já agora, se alguém lá for e tirar uma fotografiazinhas o veneno agradecia a partilha!

Sem comentários: